DE OLHO NA INEVITÁVEL EXPLOSÃO DA PAPUDA, OAB faz apelo a Rollemberg que convoque agentes concursados para reforçar a Segurança Pública

A OAB-DF vai fazer um apelo ao governador Rodrigo Rollemberg, que reforce o quadro da Segurança Pública, nomeando os agentes concursados da Polícia Civil, medida que seria relevante no atual momento para conter a criminalidade no DF que pode ficar fora de controle, caso ocorra rebeliões violentas na Papuda

barra-radar

letra-opresidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, em conversa com o Radar nesta quinta-feira (19), alertou sobre a necessidade de o governo de Brasília reforçar o controle prisional do Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga  15 mil detentos, ligados as várias facções criminosas, bem como se precaver aumentando o efetivo da Policia Civil convocando em caráter de urgência os agentes concursados excedentes.

Para o presidente da OAB DF, a Papuda não está imune à onda explosiva de violência que ronda os presídios brasileiros, onde a carnificina entre as facções não fica apenas no âmbito das cadeias, mas, também, estão ganhando as ruas como ocorreu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde aconteceram, mortes, assaltos, queima de ônibus e de carros oficiais do próprio governo em ações comandas pelo crime organizado.

Na visão de Juliano Costa Couto, o que ocorreu em Natal pode também acontecer  no DF se o Poder Público não tomar medidas importantes para reforçar o combalido Sistema de Segurança Pública, convocando de imediato, por exemplo, os 200 candidatos aprovados nas 7 etapas da 1ª fase do último concurso para agente da PCDF que ainda falta fazer a última etapa do certame, que é o curso de formação.

agentes aprovados
Juliano Costa Couto e o conselheiro Og recebem integrantes da Comissão de Agentes Aprovados para a PCDF

Ele também destacou que o Tribunal de Contas do Distrito Federal, no exercício do controle da legalidade dos atos admissionais da PCDF, já examinou processos referentes à admissão de candidatos excedentes aprovados nas etapas anteriores nos concursos de agente de Polícia, delegado, perito e julgou legais as admissões sem qualquer ressalva, conforme as decisões em exemplo nºs 4111/2011 (Agente de Polícia); 5041/2013 (Delegado de Polícia); 5110/2006 (Delegado de Polícia).

“A matança de mais de 100 detentos, ocorrida neste mês de janeiro, nos presídios de Manaus, Roraima e Rio Grande do Norte, tem que servir como um sinal de alerta e de reflexão para que governo e entidades da sociedade civil organizada como a OAB se mobilizem e tomem medidas necessárias para que o mesmo não ocorra em Brasília”.

 

Costa Couto disse ainda que a convocação desses agentes aprovados irá reforçar a Policia Civil que, “infelizmente conta com o mesmo número de servidores de 23 anos atrás, mesmo após a convocação dos 900 aprovados, pois serviram somente para repor parte das vacâncias e também muitos que tomaram posse já saíram da instituição”.

redacao-radar

 

JUSTIÇA DETERMINA O FUNCIONAMENTO DO METRÔ

Decisão judicial garante funcionamento do Metrô, nesta quinta-feira (9), com 90% de sua capacidade nos …

35 comentários

  1. Não desmerecendo os agentes da civil, mas era só chamar os agentes de atividades penitenciárias que passaram no concurso e ate hoje aguardam o curso de formação.

  2. *é concurso de Agentes de Atividades Penitenciárias

  3. Somos ao todo 217 agentes prontos para servir e proteger a população do DF.

  4. Vamos fortalecer a Polícia Civil e fazer dela a melhor polícia do Brasil!

    Convocação para o Curso de Formação para os 200 aprovados em todas as etapas!

  5. Parabéns ao pessoal da RADARDF e ao presidente da OAB DF pelo incentivo.

    Mas, não entendemos o porquê de não haver essa convocação desses aprovados. É um absurdo!!!
    A Polícia Civil do DF está sucateada e falida, não só em termos materiais como também humano.

    Precisamos de policiamento nas ruas Governador!!! Abre os olhos!!!

    Já fui vítima de assalto duas vezes em Águas Claras. Quando fui a Delegacia só encontrei dois agentes trabalhando. ABSURRRDO!!!!

    Mais uma vez, parabéns presidente da OAB DF e RadarDF.

  6. A PCDF clama por mais policiais, a mesma está sucateada, tanto em relacao a recursos materiais como em recursos humanos. Brasília está jogada as traças em questão de segurança pública, precisamos de mais policiais nas ruas. Parabéns a OAB pela iniciativa e que o Governo convoque esses novos policiais o mais breve possível.

  7. Parabéns, Radar!!!
    Parabéns, OAB!!!
    A Polícia Civil precisa desse reforço. Já existem 217 aprovados esperando o Curso de Formação.

  8. Muito boa matéria trazida pelo RADAR DF de levar ao conhecimento da sociedade a situação precária na segurança que vive o DF e a necessidade da nomeação dos 217 APROVADOS que aguardam o curso de formação. OAB, nobre iniciativa vocês estão levando e apoiando esses aprovados. PARABÉNS OAB E RADAR.

  9. Alexandre Tenenbaum da Silva

    Concordo com a convocação dos 217 já aprovados em todas as etapas da primeira fase e faltando só a segunda fase que seria o curso de formação. Com mais polícia Civis o DF fica mais segura.

    CONVOCA GOVERNADOR

  10. Absurdo o governo não ter chamado 217 aprovados em todas as etapas do concurso para o curso de formação até hoje!

    Parabéns OAB e radarDF!

    Essa convocação dos 217 aprovados no concurso de agente da polícia civil seria um alento para a população e para a própria PCDF

  11. Somos ao todo 217 agentes prontos para servir e proteger a população do DF.

  12. É imprescindível para PCDF a convocação de mais polícias. A população aumenta e o efetivo diminui, o governo tem a possibilidade de melhorar a situação de calamidade que se encontra o DF. E ainda evitar o que vem acontecendo em alguns estados da federação.

    Parabéns a OAB-DF pela iniciativa, e que os responsaveis pela segurança publica do DF tomem providências imediatas.

  13. Já existem 217 aprovados, senhor governador, seria muito mais rápido e econômico convocá-lo para o curso de formação.
    Brasília necessita de mais policiais!!!

  14. A PCDF clama por mais policiais, a mesma está sucateada, tanto em relacao a recursos materiais como em recursos humanos. Brasília está jogada as traças em questão de segurança pública, precisamos de mais policiais nas ruas. Parabéns a OAB pela iniciativa e que o Governo convoque esses novos policiais o mais breve possível.

  15. Convocação dos 217 aprovados para agentes da PCDF!! Urgente!!!!!

  16. Parabéns ao Radar e OAB!
    Ótima notícia

  17. Parabéns, RADAR!!!
    Parabéns, Presidente!!!
    Juntos somos mais fortes!
    Brasília precisa de mais agentes da pcdf.
    Excelente podermos contar com o apoio de vocês!!!

  18. Parabéns RadarDF e OAB pela reportagem esses agentes irão contribuir sim para diminuir a criminalidade no DF!!
    217 aprovados PCDF esperando o Curso de Formação!

  19. Sou cidadã e estou vendo minha cidade afundar na marginalidade!
    Convocação dos 217 aprovados no concurso de Agentes da PCDF!!!!

  20. Parabéns presidente.
    O fortalecimento da OAB é feito através de questões importantes para a sociedade.
    A PCDF está, há muito, defasada. O antigo trabalho de excelência esbarra no pouco efetivo.
    Toda a sociedade ganha.

  21. Existem 217 Aprovados no concurso. Só estão esperando o Curso de Formação para começarem a combater o crime na nossa cidade! A OAB está de parabéns em apoiar essa causa.
    RADAR, parabéns!!! Brasília agradece a iniciativa!!!

  22. Parabéns pela iniciativa OAB. Somos 217 prontos para aumentar o efetivo da PCDF!

  23. Realmente, a convocação desses aprovados seria de grande importância.

  24. Parabéns à OAB e ao Radar…, O povo brasiliense carece de segurança e chamar os candidatos a agentes que aguardam apenas o curso de formação profissional seria uma medida importante. Vamos lá governo, haja!

  25. Muito bom. A população clama por mais segurança. #217_aprovados.

  26. FRANCISCO MORENO CALDAS

    A Polícia Civil está perdendo sua excelência por falta de investimento. Espero que as autoridades políticas sejam sensibilizadas com essa e outras manifestações de interesse público.

  27. Parabéns!!!
    A Polícia Civil realmente precisa de mais pessoal, a sociedade súplica por mais segurança!

  28. Obrigado por externar a vontade de toda uma cidade. Queremos uma Brasília mais segura!!! Parabéns pela matéria, Radar!!!

  29. Realmente a criminalidade no DF está cada vez mais aumentando. Isso é reflexo de uma Segurança Pública sucateada. A convocação desses excedentes é uma ótima solução.
    Eu apoio essa convocação!

  30. Parabéns ao Radar e à OAB!!
    Realmente é necessária uma intervenção radical na segurança do DF. E a convocacao desses 217 p o curso de formação demonstra o interesse do Estado em minimizar o caos em que se encontra em Brasília!

  31. O Distrito Federal precisa de mais polícia, isso é claro, e a Polícia Civil está com o efetivo defasado. Se tem esses excedentes porque não convocá-los?
    Reportagem muito boa radardf e excelente iniciativa OAB.

  32. PCDF precisa Urgente desses aprovados!

  33. Muito bom, Radar!!!
    Obrigado, OAB!!!
    A Polícia Civil precisa desse reforço. Já existem 217 aprovados esperando o Curso de Formação.
    Todos juntos por uma Brasília melhor.

  34. Assim… A intenção é colocar policial civil em presídio? Não é função de agente de atividades penitenciárias? Explica aí produção, porque essa eu SINCERAMENTE não entendi. Tem é que acelerar o curso de formação e chamar a galera AGEPEN-DF. Eles que mexem com isso… e eles não são excedentes.

  35. O mais importante agora é a nomeação de todos os aprovados do concurso de Agentes Penitenciários do DF. A categoria não suporta mais a falta de servidores. Como prestar um serviço de qualidade, tendo na equipe apenas 5 agentes para fazer uma revista em mais 700 pessoas por dia. A necessidade é urgente e prioritária. O que adianta inaugurar novas alas prisionais sem ter agentes Penitenciários para fazer todo o serviço de segurança e fiscalização dentro do presídio? A nomeação desses aprovados é urgente. Os agentes Penitenciários do DF pedem socorro e apoio a toda a mídia e a OAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *