UM AGENTE PARA CADA 200 APENADOS. Se não houver convocação urgente dos aprovados a Papuda pode explodir em violência,diz OAB

Compartilhe:
No encontro realizado nesta quinta-feira (25), no plenário da OAB-DF, representantes do sindicato dos agentes penitenciários e da Comissão de Aprovados no último concurso realizado pelo GDF para reforçar o déficit do sistema prisional do DF, revelaram para os conselheiros da Instituição que a Papuda é uma bomba relógio a explodir em violência e que a Capital da Republica corre o perigo de ser sitiada pelas facções criminosas cada vez mais organizadas dentro dos presídios

barra-radar

letra-em 2009, o sistema prisional do DF havia 2.500 servidores para 7.000 detentos. Hoje, segundo relato dos representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários, o Complexo da Papuda ganhou uma população mais do que o dobro.

São mais de 15 mil presos para 1.280 servidores. Uma situação desproporcional que pode levar o controle do sistema sair das mãos do Estado para as mãos das facções criminosas, cada vez mais organizadas dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.Os servidores pedem a ajuda da OAB para que pr5escione o GDF na agilização do curso de formação dos 900 aprovados no último concurso público para que possa amenizar a grave situação do sistema penitenciário.

Leandro Alan, presidente do Sindpen-DF , disse que há um fato preocupante que gira em torno da inauguração de quatro novos centros de detenções provisórios (CDPs) o que vai elevar ainda mais, segundo ele, a carga de trabalho dos agentes penitenciários, já que o governo pretende deslocar cerca de 400 servidores para garantir a segurança nestas unidades.

“Se isso ocorrer, vamos entrar com um indicativo de greve. Não temos condições de segurar a grande população carcerária e os servidores correm risco de vida se acontecer uma rebelião como vem acontecendo em outros presídios do país”, afirmou Leandro Alan.

Ele disse que o 900 aprovado, no último concurso, mesmo sendo contratados neste momento o número de agentes penitenciários vai continuar defasado. “É preciso fazer mais concursos públicos com urgência para o setor”, defendeu.

Na semana passada o governo publicou no Diário Oficial do DF, a licitação para contratar empresa para realizar o curso de formação dos aprovados em 2014. Leandro afirmou que mesmo assim o processo está sendo muito moroso para sanar um problema que cresce de forma veloz e preocupante e que o governo não está se dando conta disso.

Em conversa com o Radar, o presidente da OAB, Juliano Costa Couto, avaliou que o conjunto de informações trazidas pelos dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários, como pelos integrantes da Comissão dos Aprovados revela uma preocupação que não pode ser desprezada pelo governo de Brasília.

“O número de servidores, no sistema, não atende a demanda da população carcerária e que cabe a nós da OAB, pedir celeridade ao governo na realização do curso de formação, bem como a abertura de novas vagas”, disse Juliano Costa Couto.

VEJA O VÍDEO DA TV RADAR

redacao-radar

18 Comentários em “UM AGENTE PARA CADA 200 APENADOS. Se não houver convocação urgente dos aprovados a Papuda pode explodir em violência,diz OAB

  1. Excelente matéria! O Sistema Penitenciário do DF está abandonado a anos. É preciso investimento urgente e realização de novo concurso, assim que chamarem todos os aprovados neste!

  2. Agradecemos o importante apoio do Radar DF e o reconhecimento por parte da OAB que é imprescindível a nomeação de todos os aprovados para o bom atendimento da população carcerária e para a manutenção da segurança no sistema prisional. Continuamos contando com a ajuda de vocês. Muito Obrigada.

  3. O Sistema prisional em todo País está sofrendo com a super-lotação e falta de material humano(Efetivo).Aqui no DF, estamos passando uma crise no sistema da mesma proporção se comparado a outros Estamos e a qualquer momento pode explodir essa bomba.Pode acontecer danos irreversíveis.Senhor Governador Rolemberg,nãõ deixe para indenizar vítimas e seus familiares! Celeridade já e mais respeito com os aprovados! Quero parabenizar o Presidente da OAB e o RADAR pela belíssima matéria! Bravo!

  4. De fato, o sistema penitenciario precisa urgente de efetivo!
    O governo do df nao pode deixar uma bomba explodir como nos demais Estados, OAB agora esta avisada.
    Parabens radar pela excelente materia!

  5. Sistema Penitenciário pede socorro !
    Uma atitude tem que ser tomada antes que tenhamos uma rebelião, igual acontece em outros estados.

    Excelente matéria Radar e obrigada OAB pelo comprometimento.

  6. Isso aí Radar DF, obrigado pelo apoio, essa publicação é essencial para mostrar à população que o GDF não está preocupado com a situação da papuda.

  7. Parabéns pela reportagem. É um assunto muito sério e importante para sociedade. O governador não pode deixar que o Distrito Federal vire baderna. A contratação de agentes é urgente !!

  8. Obrigada a equipe do Radar pela publicidade da matéria, e a OAB DF o apoio de vcs é fundamental para o desenrolar desse concurso. Senhor Governador não espere para indenizar vítimas e seus familiares, dê a importância que é devida ao Sistema Penitenciário. Só a construção de novas unidades não trará a solução. Nós candidatos estamos preparados para assumir o nosso papel e assim contribuir para uma boa gestão do Sistema Prisional do DF.

  9. Muito boa a matéria. E infelizmente o senhor governador deixou o sistema prisional em último caso, agora que está a umais passo da bomba estourar. Candidatos que estudaram, se esforçaram e nem curso de formação teve ao menos. Para que fizeram o concurso então?! Um descaso com o cidadão que se dispôs a faze-lo e com a sociedade. Mas em fim, esperamos que isso possa ser mudado.

  10. Otimo reportagem Radar-DF. Agora o que o GDF está esperando, acontecer que nem o Maranhao , começou com a carnificina, depois passou p. ruas. Só foram fazer alguma coisa quando um bandido colocou fogo em um onibus queimando completamente uma criança.

  11. Ótima matéria, obrigado ao RadarDF pela publicidade da matéria e a OAB por nós receber e apoiar. Atualmente somos 900 candidatos aptos para fazer o curso de formação, porém o GDF vem tratando este concurso com descaso, edital publicado em 2014 e até agora nada. Somos parte da solução do sistema penitenciário.
    #DesenrolarGDF
    #CFJA
    #PL500

    @

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*