O projeto do GDF teve apoio dos 21 parlamentares presentes. A criação da cidade é demanda antiga da população e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores

Aprovada criação da região administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol

O projeto de lei do Governo do Distrito Federal (GDF) que cria a 32ª região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol foi aprovado em primeiro e segundo turno pela Câmara Legislativa do DF (CLDF). A sessão ocorreu durante o Câmara Mais Perto de Você, programa da Casa que realiza sessões legislativas itinerantes.  A proposta segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

 

Na exposição de motivos do projeto de lei 350/2019, o poder Executivo local explica que a criação da cidade tem o objetivo “atender os propósitos de descentralização administrativa, a utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria de vida, previstos na Lei Orgânica do DF”.

O secretário das Cidades, Gustavo Aires explica que tornar essas regiões em uma região administração traz qualidade de vida à população. “Os serviços serão mais rápidos e eficientes. O poder público vai estar ainda mais presente para que os moradores tenham a estrutura necessária”, pontua.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cláudio Abrantes, a criação da região é uma vitória do governo local, da CLDF e da população. “É um dia histórico, no qual muitas pessoas lutavam há anos”, disse. Abrantes destacou que a licitação para a construção de uma Unidade de Saúde Básica na região deve sair este ano, além do retorno das obras no Trecho 3.

O primeiro a falar foi o Delegado Fernando Fernandes (Pros), que se licenciou da Administração da Ceilândia, da qual é titular, para assumir uma vaga na Câmara Legislativa e participar da votação.

Ao iniciar, ele lembrou que a comunidade Sol Nascente / Pôr do Sol já foi chamada de maior “favela” da América Latina. Discorrendo sobre sua vivência na região, afirmou que “a criação da RA por si só não vai resolver os problemas da localidade”, pois são necessários equipamentos públicos para atender à população.

 

COMPARTILHAR AGORA

 

Ibaneis manda reformar tesourinhas de Brasília a partir desta sexta (22)

Seguindo cronograma especial de obras, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) inicia na manhã …