O ASSUNTO É

TOQUE DE RECOLHER| Pandemia pode transformar Brasília em “cidade fantasma”

Publicado em

----- Continua após a publicidade -----

|Por Toni Duarte||RADAR-DF|

As medidas tomadas através de decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (19), que manda fechar shoppings, parques, bares, templos religiosos e casas noturnas, pode transformar Brasília em “cidade fantasma”. O objetivo é frear o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

O número de casos confirmados disparou para 61 infectados, segundo a última atualização divulgada pela Secretaria da Saude do DF.

A ação do governo visa recolher a população em casa. A polícia foi autorizada a intervir contra o comércio em caso de descumprimento da lei. Os  supermercados, padarias e farmácias não serão abrangidos e poderão funcionar.

O Distrito Federal, com seus mais de três milhões de habitantes, é o terceiro ente federativo com o maior número de doentes da Covid-19, depois de Sao Paulo e  Rio de Janeiro.

O caso da primeira paciente infectada pelo coronavírus, que continua em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para o atendimento à pandemia, levou o governador Ibaneis Rocha dar inicio a uma batalha para frear o avanço do COVID-19.

No dia 11, Ibaneis determinou a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas do DF.

Em seguida, ele mandou os servidores públicos para casa decretando ponto facultativo, menos para a Segurança Pública, Vigilância Sanitária, Saúde e Comunicação.

Com o número de casos de pacientes registrados nas últimas 24 horas, que saltou de 36 para 61 infectados, acendeu a luz de alerta do GDF.

O governador determinou o fechamento dos shoppings, parques, bares e casas noturnas. Por enquanto, o toque de recolher é contra o comércio.

A polícia tem ordem de intervir contra o estabelecimento comercial que insistir em burlar a lei. O objetivo do GDF visa tirar a população das ruas e da aglomeração nos transportes públicos como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

Gradualmente, a população do DF vai tomando conhecimento do grave momento que todos atravessam. A situação afeta a economia da capital da república tida como a maior renda per capta do país.

Esta quinta-feira, os supermercados passaram o dia lotados de consumidores a procura de estocar alimentos. Por sua vez, os  supermercadistas avisam que o fornecimento está normal e que não precisa do corre-corre para estocar comida.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

SES-DF lança edital para serviços médicos de radioterapia

Investimento do Governo do Distrito Federal é de cerca de R$ 15 milhões para realização de teleterapia e braquiterapia

Mais Radar

ABBP divulga nota sobre eleições municipais no País

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta quinta...

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão comemora seus 98 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Casa de...

PF prende quadrilha que lavava dinheiro do tráfico internacional

Cerca de 50 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e...

Espaços culturais oferecem opções aos brasilienses

Até este domingo (19), o Espaço Cultural Renato Russo recebe o...

Patrocinado pelo BRB, Gabriel Bortoleto conquista título de F3

O Banco BRB é um dos maiores patrocinadores do esporte no País em diferentes modalidades, entre as quais, o automobilismo.
----- Continua após a publicidade -----

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

----- Continua após a publicidade -----

O Radar DF não permite essa ação

»
»