Discurso conciliador de Ibaneis Rocha, anima deputados distritais a aprovar projetos de privatização de empresas deficitárias

EXONERAÇÕES | Metade dos Administradores Regionais devem ser trocados até novembro

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A caneta bic do governador Ibaneis Rocha, não economizou tinta no Diário Oficial publicado nesta sexta-feira (02/08). Cerca de 31 servidores da Administração Regional do Itapoã, incluindo o Administrador, o ex-padre Alessander Carregari Capalbo, foram exonerados. Até novembro, o time que ocupa a metade das 31 Administrações Regionais deve mudar de cara radicalmente.

O discurso conciliador do governador Ibaneis Rocha, durante a abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa, ocorrida nesta quinta-feira (01), foi a senha de que a partir de agora o governo do emedebista passará ser um governo de coalizão.

O governador precisa que seja aprovada em caráter de urgência, importantes propostas como o pacote de privatizações que inclui a CEB Distribuição – subsidiária da Companhia Energética de Brasília; a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).

A “pauta-bomba”, como foi classificada pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente do MDB, mesmo partido de Ibaneis, não será fácil desativá-la com tranquilidade política, sem que haja o “toma-lá-dá-cá”. Nesta configuração se inclui deputados da situação e de oposição.

Por isso o discurso de Ibaneis foi direcionado aos 24 deputados distritais ao reafirmar a sua gratidão a Câmara Legislativa por ter aprovado no primeiro semestre projetos considerados importantes, como o que criou o Instituto de Gestão da Saúde (IGES).

“Ações como essa só são possíveis por causa dessa união do Executivo com o Legislativo”, e completou:

“Estamos abertos para qualquer tipo de discussão que precise ser feita. Não existe governo de oposição, de direita ou de esquerda. Temos um governo do Distrito Federal e estou muito feliz com o que a Câmara Legislativa tem feito para ajudar a construir esse debate. A política que devemos fazer é com liberalismo, para que o capital possa chegar a quem realmente precisa”.

As 31 exonerações na Administração Regional do Itapoã, publicadas nesta sexta-feira (02), é o ponto de partida para o redesenho do governo que começa a mudar pelas Administrações Regionais.

Os administradores desempenham  papel de prefeitos das cidades do DF por ficarem em contato permanente com a população.

Historicamente os tais nichos políticos sempre foram controlados por deputados distritais.

No entanto, desde o primeiro dia do novo governo, a maioria dos atuais administradores regionais foi indicação do próprio governador Ibaneis Rocha.

De lá para cá, algumas poucas administrações como a de Santa Maria, Ceilândia, Candangolândia, Núcleo Bandeirantes, Parque Way e Gama, tem o controle de distritais.

Santa Maria é porteira fechada da deputada distrital Jaqueline Silva (PTB). Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Parque Way pertencem ao deputado João Hermeto (MDB).

Ele deve perder duas administrações, conforme apurou o Radar-DF junto ao palácio do Buriti.

Gama continua sendo do deputado Daniel Donizet (PSDB) e Ceilândia é ocupada pelo deputado administrador Fernando Fernandes (Pros) desde o início do mandato.

Ou seja, apenas três deputados estão  aquinhoados até agora com Administrações Regionais.

Com a exoneração do ex-padre Alessander Carregari Capalbo, indicado no início do governo por Tadeu Filippelli para a Regional do Itapoã, entra no lugar Deliomar Louzeiro, homem da confiança política do deputado distrital Eduardo Pedrosa.

LEIA MAIS AQUI:

Padre, administrador do Itapoã, comemora comendo ostra e tomando cerveja na praia

Até novembro, segundo informações de uma fonte ligada a Casa Civil, vários dos atuais administradores deixarão o cargo. Os nomes das regionais que sofrerão mudanças não foram reveladas ao Radar-DF.

COMPARTILHAR AGORA

 

Flávia Arruda organiza debate sobre papel da imprensa no combate à violência contra a mulher

A Comissão externa de combate à violência contra a mulher e feminicídio realiza nesta terça-feira …