O ASSUNTO É

NO ESCURO| Tororó continua sem iluminação; Lóssio garante que esse ano sai

Publicado em

|Por Toni Duarte||RADAR-DF

Criado há 17 anos, o Setor Habitacional Tororó onde moram 15 mil pessoas em chácaras e condomínios, sairá da condição de bairro esquecido pelo poder público para ganhar uma rede de iluminação com 5,5 quilômetros de extensão em um trecho da DF-001. A garantia é do administrador do Jardim Botânico João Lóssio. Ele disse que a obra sairá do papel esse ano.

 

O ano de 2020 trará resultados positivos para os 15 mil moradores do Setor Habitacional Tororó que há anos lutam por obras estruturantes como iluminação pública e asfalto nas estradas que ligam os 22 condomínios e que servem também de acessos a centenas de chácaras.

Uma das prioridades assumidas pelo governador Ibaneis Rocha, voltada para o bairro, é acabar com a sensação  de insegurança que vivem os moradores da região por falta de iluminação pública.

A mais importante via  que separa a rotatória de acesso a cidade de São Sebastião, e a rotatória de acesso ao Setor Habitacional Tororó é uma escuridão. São cinco quilômetros e meio da DF-001 que não possui iluminação.

A situação piorou ainda mais com o recém-inaugurado Presídio Federal de Brasília que abriga bandidos de alta periculosidade. Luz mesmo só dentro da Papuda.

É lá que se encontra o traficante Marco Willians Herbas Camacho (Marcola), que foi condenado a 330 anos de prisão por diversos crimes.

Além de Marcola estão no mesmo presídio o bandido Cláudio Barbara da Silva (Barbará), Patric Velinton Salomão (Forjado) e Pedro Luiz da Silva (Chacal).

Todos são líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), uma facção criminosa surgida em São Paulo e que se espalhou pelo país.

A falta de iluminação, na opinião dos policiais do Batalhão Florestal, que cuida do policiamento no Tororó, é fator fundamental de ajuda a qualquer plano de fuga do complexo penitenciário da Papuda.

Nem mesmo a estrada de acesso a penitenciária tem iluminação, o que é considerado como um risco para quem trabalha no complexo.

Esse pedaço da DF-001 passou ser considerado como “trecho de alto risco” pelos moradores do bairro criado em 2002.

O setor ainda têm 70% de sua área na mais completa escuridão, apesar de estar localizado a menos de 18 quilômetros do Palácio do Buriti.

Para a maioria dos moradores, a falta de iluminação não encoraja ninguém a  passear a pé à noite. O hábito fica apenas para quem mora nos condomínios da região que contam com luz de boa qualidade e de segurança intramuros.

Em 2017,  o GDF assinou uma ordem de serviço para obras de rede de baixa tensão,   com luminárias de led,  postes de aço curvo de 7,5 metros  e postes de rede aérea.

Na época o investimento era de R$562 mil, verba de emenda parlamentar disponivel. Apesar disso a obra não foi executada e a verba foi usada  para outra destinação.

No balanço do final de ano, o governador Ibaneis Rocha garantiu que o Setor Habitacional Jardim Botânico, que inclui o Tororó, Jardins Mangueiral, São Bartolomeu e o Altiplano Leste e Barreiros, conforme o novo mapa da poligonal,  receberá obras e equipamentos públicos esse ano de 2020.

O Administrador João Carlos Lóssio afirmou ao Radar-DF que o ano iniciou com uma reunião com os técnicos da CEB sobre a iluminação pública da rodovia DF-001.

“É um compromisso do governador devolver com muitas obras, os impostos pagos pelos moradores da cidade e em especial pelos moradores do Setor Habitacional Tororó que nunca tiveram antes qualquer contrapartida do GDF”, disse Lóssio.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Crianças e adolescentes de 6 e 16 anos começam a ser vacinados contra a dengue

Anteriormente, autorizada apenas para o público de 10 a 14 anos, a ampliação da faixa etária da vacina da dengue agora abrange o público...

Mais Radar

ABBP divulga nota sobre eleições municipais no País

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta quinta...

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão comemora seus 98 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Casa de...

PF prende quadrilha que lavava dinheiro do tráfico internacional

Cerca de 50 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e...

Espaços culturais oferecem opções aos brasilienses

Até este domingo (19), o Espaço Cultural Renato Russo recebe o...

Patrocinado pelo BRB, Gabriel Bortoleto conquista título de F3

O Banco BRB é um dos maiores patrocinadores do esporte no País em diferentes modalidades, entre as quais, o automobilismo.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»