OUÇA O SAMBA| Joia rara prometida: Vila Isabel cantará Brasília como lenda indígena

A Unidos de Vila Isabel escolheu o samba-enredo que homenageará a capital de todos os brasileiros no Carnaval do Rio de Janeiro. “Gigante pela própria natureza – Jaçanã e um índio chamado Brasil” vai contar a história como uma lenda indígena, nascida para levar esperança aos povos da terra (ouça abaixo).

 

OUÇA O SAMBA AQUI| Na narrativa, Brasil é um curumim (criança, em tupi-guarani) que entra em uma canoa, dorme e sonha que está sob as asas de uma jaçanã (pássaro), por onde passeia para conhecer seu povo. “Assim nasceu a flor do cerrado, quando um cacique inspirado olhou pro futuro e mandou construir Brasília, joia rara prometida”, diz a letra.

A sinopse, elaborada pelo sambista e compositor Edson Pereira em parceria com os antropólogos Clark Mangabeira e Victor Marques, explica que a origem de Brasília é alimento criativo para a composição lúdica.

“A gente teve a liberdade de construir uma história do povo brasileiro se dirigindo à capital da esperança. Um sonho não só de JK [Juscelino Kubitschek], mas de todos os brasileiros, contada por meio da história de um índio humanizado – o primeiro dono da terra Brasil – para conhecer o próprio povo por um sonho”, explicou o autor Edson Pereira.

O carnavalesco conta que o pequeno Brasil sobrevoa o país nas asas da ave para conhecer sua cultura e formar a identidade dos brasileiros no ‘caldeirão cultural que é Brasília’.

 

COMPARTILHAR AGORA

 

TRANSPORTE| BRB assume processamento do Sistema de Bilhetagem Automática

O Banco de Brasília assume, a partir de hoje (4/11), o processamento do Sistema de …