Robério Negreiros solicita ao IBGE, censo de população autista no país

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) oficiou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas- IBGE, requerendo o número de pessoas com autismo no Brasil.

O Distrito Federal tem 23,23% da população de pessoas com deficiência, segundo o Censo de 2010, mas o percentual não inclui, especificamente, o mapeamento dos autistas, o que dificulta a elaboração de políticas públicas que ajudem estas pessoas. Além da defasagem do censo, o espectro autista está incluído como doença mental e intelectual.

Para o deputado Robério Negreiros, o Brasil precisa se planejar na identificação do diagnóstico precoce e nos cuidados com os autistas, o que inclui: identificação, acessibilidade, saúde, educação, atendimento prioritário, lazer e interação com a sociedade.

“Um país que não tem planejamento que nos mostre especificamente os dados de cada deficiência, desta grande população de pessoas, não irá avançar em aperfeiçoamento de políticas públicas, que contribuam para uma melhor assistência do Estado junto às famílias, fortalecendo a garantia e a defesa dos direitos, melhorando a inclusão, em todas as esferas da sociedade”, apontou.

O DF saiu na frente. Para acabar de vez com o constrangimento das famílias que tem entre os seus, pessoas com autismo, o deputado distrital Robério Negreiros apresentou o Projeto de Lei n° 1945/2018 que dispõe sobre a obrigatoriedade de emissão da Carteira de Identificação do Autista no Distrito Federal, para assegurar os direitos constitucionais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

COMPARTILHAR AGORA

 

E quem disse que uma mulher não pode comandar uma tropa de homens?

O comandante em-chefe da Policia Militar do Distrito Federal Ibaneis Rocha, quebrou um paradigma secular …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.